Pra você, o meu: Coaching Com Provérbios Populares
MATRIX Editora – 2019

Os ditados e as expressões populares transmitem conhecimentos comuns sobre a vida. Mesmo tendo significados distantes do contexto inicial, são repetidos através dos tempos.

Parte importante da cultura, eles influenciam consciente ou inconscientemente o coletivo. Expressam o senso comum, exemplos morais, filosóficos e religiosos, dentre outros.

Na perspectiva Coaching, as crenças determinam o pensar, o sentir, o agir. Elas indicam como o sujeito enxerga a si e ao mundo.

As crenças podem fortalecer ou limitar o crescimento pessoal. Pode-se quebrar os padrões mentais que impedem o alcance do sucesso almejado. Existem diversas crenças, baseadas em ditados populares, que podem e devem ser desafiados com perguntas, como: “Isso pode ser comprovado?”, “Isso faz sentido para mim?”. Após reflexão, as crenças fortalecedoras, que reforçam comportamentos positivos, podem ser mantidas, e as limitantes, eliminadas, aumentando a assertividade no alcance do sucesso desejado, na busca do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

Esse livro-caixinha tem como objetivos promover temas para o diálogo em processos de Coaching; favorecer a expressão verbal, diminuindo a timidez dos envolvidos em processos de autoconhecimento; identificar as próprias crenças a partir de expressões e ditados populares repetidos usualmente, de forma lúdica; entender, desafiar e confirmar crenças; buscar a ressignificação de crenças limitantes em processos de autoconhecimento como o Coaching.


Jacqueline Azizi
Jacqueline Azizi

Sou Coach Vocacional, apaixonada pelo aprender, com mais de 30 anos de experiência na área educacional, atuando desde a docência, coordenação pedagógica até a gestão escolar, nas redes particular e pública. Meu trabalho é ajudar jovens a encontrarem sua vocação. Meu propósito é facilitar para que os jovens sejam mais felizes como protagonistas da própria história. Autora do livro Coaching com provérbios populares. Já orientou dezenas de jovens a encontrar seu caminho.

Leave a Reply

Your email address will not be published.